Palavra do Secretário Presbiterial




Atitudes Necessárias no Trabalho do Senhor

2 Samuel 10.11-12

“Disse Joabe: Se os siros forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, eu irei ao teu socorro. Sê forte, pois; pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer” (2 Samuel 10.11-12).

Amadas irmãs e irmãos, trabalhar na obra de Deus é um grande privilégio, uma grande bênção, e é também uma expressão de Sua maravilhosa graça sobre as nossas vidas. Porém, esse privilégio exige atitudes que são essenciais para o bom desempenho do nosso trabalho. Nas palavras de Joabe, no texto acima, há quatro atitudes que devem caracterizar todos os nossos esforços ministeriais na realização da obra de Deus.

A primeira atitude que deve caracterizar os nossos esforços na obra de Deus é a humildade. Observe as palavras de Joabe no texto acima: “Se os siros forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro.” Ele era um guerreiro poderoso e vitorioso, mas não julgou-se auto-suficiente. Ele não teve dificuldade em pedir ajuda diante do enorme desafio que estava à sua frente. Sua atitude nos ensina que humildade é a atitude daquele que reconhece sua própria limitação e necessidades, e está aberta a receber ajuda ou até mesmo, ser ensinada.

A segunda atitude que deve caracterizar a nossa participação na obra do Senhor é a disposição em nos ajudar mutuamente. Mais uma vez chamo sua atenção para as palavras de Joabe no texto acima: “Se os siros forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, eu irei ao teu socorro.” É fundamental, para que o trabalho realizado pela federação seja bem sucedido, que os seus membros, assim como em uma equipe saudável, sejam “uns pelos outros”, e não “uns contra os outros”.

A terceira atitude que considero imprescindível para a eficácia do nosso esforço no trabalho de Deus é o encorajamento mútuo. Muitas vezes nos sentimos desanimados e tentados a desistir diante dos desafios, e é nesses momentos que precisamos de uma palavra de encorajamento. Vemos isso claramente nas palavras de Joabe a seu irmão Abissai: “Sê forte… pelejemos varonilmente.” O encorajamento mútuo é importante, porque a força que precisamos para vencer não vem de nós mesmos, mas do poder de Deus.

A última atitude que destaco para que o trabalho que realizamos para o Senhor seja bem sucedido é a submissão à vontade e orientação de Deus. Veja novamente as palavras de Joabe: “Sê forte, pois; pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer. Ao realizar a obra do Senhor é necessário conhecer a vontade do Senhor da obra para o que nos propomos a fazer e fazer somente aquilo que contar com Sua aprovação e direção. Assim sendo, podemos contar com a Sua bênção e com o sucesso do nosso trabalho.

Soli Deo Glória!

Rev. Paulo T. G. Passos - Secretário Presbiterial de SAFs